in ,

Grupo apresenta propostas para a segurança pública em Itaipuaçu

reunião de segurança pública em itaipuaçu

Em reunião com o grupo Itaipuaçu que queremos (IQQ), realizada na noite de quinta-feira (7), o Capitão Carlos Henrique Elethério, Comandante da 6ª Cia. de Polícia de Maricá recebeu dos moradores uma lista de propostas que visam trazer mais segurança ao bairro.

A exigência principal é a implantação de uma Companhia independente de Polícia em Maricá, o que daria maior autonomia ao policiamento local. Por enquanto, a fim de otimizar os recursos existentes, foram elencados os seguintes pontos que deverão ser analisados pelas autoridades competentes:

Construir cabines de segurança da Guarda Municipal/Polícia Militar nos acessos de Itaipuaçu (Recanto-Mirante; Itaocaia Valley-Caminho Darwin; Ponta do Frances-Rua 83; Cajueiros (Rua 66)-Rua 15; Rua 152-Rua do Canal, dotadas de veículos (carros e motos) e o estabelecimento de uma “Inspetoria Regional da Guarda Municipal” na atual sede da guarnição no Barroco, operando um Centro Regional de Câmeras de Vigilância para atuar com base na legislação municipal de posturas, ambiental e trânsito.

Construir, em cooperação com o Governo do Estado, sede central e operacional para Polícia Militar, Delegacia de Polícia Civil (Projeção) e Unidade do Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros na Rua 1 em terreno confrontante a rodoviária de Itaipuaçu.

Instituir a Polícia Montada para atuar em Itaocaia Valley, Morada das Águias e Recanto 3 (Mato Dentro), na extensão do Parque Estadual da Serra da Tiririca, devido a sua característica rural.

Formalizar grupo oficial de mídia digital da PMERJ para receber denúncias de atividades criminosas em Itaipuaçu.

Determinar a Guarda Municipal como primeira linha de defesa para segurança dos munícipes, assegurando porte de arma com devido treinamento, conforme previsto na Lei Federal 13.022, de 8 de agosto de 2014.

Estabelecer as rondas escolares, sobretudo para reprimir a ação de traficantes.

Estimular gestão compartilhada da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Segurança Pública no planejamento do PROEIS – Programa Estadual de integração na Segurança.

Monitorar a faixa litorânea com quadriciclos.

Gerar projetos de integração social, cultural e esportivos com a participação de agentes da Guarda Municipal e policiais militares.

Asseverar repasse de recurso originado pelo IPVA exclusivamente para infra-estrutura na área de segurança pública em âmbito municipal, conforme previsto no artigo 158 da Constituição Federal.

Erguer a Companhia Independente da Polícia Militar em Maricá.

Criar o Fundo Municipal de Segurança Pública para financiar o setor.

As informações são do site Lei Seca Maricá (LSM).

Foto ©: reprodução/ IQQ/ LSM

O que você está pensando?

32 pontos
Upvote Downvote

Escrito por Administrador

Comments

Leave a Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Atendimento odontológico gratuito em Itaipuaçu

Atendimento odontológico gratuito em Itaipuaçu

Novas tarifas de ônibus intermunicipais passa a valer a partir de segunda (11)

Novas tarifas de ônibus intermunicipais passam a valer a partir de segunda (11)